Cobrar um cliente inadimplente é uma tarefa delicada para qualquer empresa. Afinal, mais do que resolver a dívida, o processo de cobrança envolve o desafio de não perder um cliente. Toda empresa sabe que conquistar novos clientes custa muito mais do que fidelizar a atual cartela. Logo, o processo de cobrança precisa contar com uma postura firme e assertiva da empresa. Porém, também é preciso considerar boas técnicas de negociação e, claro, estratégia.A boa notícia é que a tecnologia vem se tornando uma grande aliada no processo de cobrança. Isso porque muitas etapas do processo podem ser resolvidas diretamente usando robôs, os chamados chatbots.Para quem nunca ouviu falar nesse recurso, vale a pena saber um pouco mais sobre o que são os chatbots e a revolução que esses assitentes virtuais vêm promovendo no processo de cobrança. Confira!
Chatbots no processo de cobrança
Chatbots nada mais são do que robôs capazes de interagir com o usuário. Essa ferramenta, que usa a inteligência artificial como recurso, é capaz de solucionar dúvidas e realizar diferentes tipos de atendimento ao cliente. Na forma de um software específico, os chatbots podem ser integrados à inúmeras ferramentas de chat, tais como o Messenger ou o Skype. Além disso, por meio de plugins específicos, o chatbot também pode ser instalado no próprio site da empresa.
Benefícios dos chatbots para a cobrança
A principal vantagem dos chatbots é a rapidez e a eficiência promovida pela ferramenta. Diferentemente do e-mail ou mesmo do telefone, o usuário não perde tempo para resolver suas questões e sempre encontra um robô disponível para ajudá-lo.A rapidez e a eficiência são também as características que fazem com que o chatbot seja uma ferramenta excelente no processo de cobrança. Isso porque, é possível promover negociações em minutos ou direcionar o cliente para um atendente específico, sem o desgaste tradicional de uma interação entre a empresa e o devedor.Empresas que já adotaram os chatbots para o processo de cobrança vem se surpreendendo bastante. Além de uma redução de custos de quase 95%, os chatbots tem uma taxa de ROI alta, representando um retorno de sete vezes o investimento.
Mas, o devedor se sente seguro em solucionar sua dívida com um robô?
Essa é a pergunta que a maioria das empresas e gestores financeiros se fazem. Muitos quando fazem essa pergunta, tem em mente os antigos sistemas de inteligência artificial aplicados principalmente para as empresas de telefonia. Muitos desses sistemas eram falhos e nem sempre respondiam as dúvidas do usuário.Porém, a tecnologia avançou bastante. E hoje, os chatbots são capazes de realizar um atendimento de qualidade, como se o usuário estivesse falando com um atendente de verdade. Os chatbots também são capazes de colher dados prévios de navegação. Assim, quando o usuário chega, os chatbots já possuem uma série de informações que fazem com que o atendimento seja personalizado.Outro motivo que faz com que o atendimento no processo de cobrança feito via chatbot seja mais efetivo tem a ver com a rapidez. Hoje, os setores de cobrança demoram a dar respostas e a chegar a fase de negociação. Isso porque as informações do cliente devedor estão em diversos departamentos e até que seja possível juntá-las, a empresa perde um bom tempo.Por fim, outro motivo que faz com que os chatbots sejam um excelente recurso para o processo de cobrança diz respeito à minimização do desgaste. Por mais que existam inúmeras técnicas de negociação, o processo de cobrança acaba sendo quase sempre estressante tanto para o credor quanto para o devedor. Com os robôs, como não existe a pressão de ser firme sem constranger o cliente, o processo de cobrança acaba sendo mais fluído e com mais resultados.
Como incluir o chatbot no processo de cobrança
Os chatbots são ferramentas bastante versáteis. Isso significa que o departamento de cobrança pode criar experiências personalizadas para o cliente devedor, sem que isso demande grandes manobras.É possível instalar um chatbot em um programa de chat, aplicativos de mensagens ou mesmo assistentes virtuais. Depois de entrar em contato com o cliente, basta conduzi-lo para o uso da ferramenta.Os chatbots podem realizar inúmeras atividades no processo de cobrança que vão desde a negociação, até a emissão do aviso de vencimento, envio de boleto para pagamentos, entre outros.O usuário também pode esclarecer dúvidas e adequar a solução da dívida de acordo com a sua capacidade financeira.Os chatbots vem gerando um grande impacto no processo de cobrança e trazendo diversos resultados para as empresas. Em tempos em que a inadimplência no país é crescente, vale a pena considerar!Gostou de saber mais como os chatbots bem auxiliando no processo de cobrança? Tem dúvidas sobre o processo de cobrança? Clique aqui e saiba mais!