Robôs e outras formas de inteligência artificial já fazem parte do dia a dia de inúmeros escritórios de advocacia.Bancas do mundo inteiro vêm adotando esses recursos com o objetivo de garantir mais eficiência na prestação dos serviços jurídicos. O emblemático caso de Ross, o robô criado pela IBM, é uma das aplicações de inteligência artificial na advocacia que mostra que a tecnologia jurídica não é apenas uma tendência, mas sim, um caminho irreversível.Para saber mais sobre quais são os recursos mais modernos de inteligência artificial na advocacia e como eles estão revolucionando o dia a dia do advogado, não deixe de conferir!
Conheça os robôs assistentes
Escritórios que atuam principalmente com auditorias e o contencioso de massa sabem quão difícil é organizar e analisar tantas informações, seja em processos, seja durante uma operação. Isso sem mencionar a possibilidade de erros, que podem colocar em risco tanto uma operação quanto a defesa de um cliente.Com a inteligência artificial na advocacia, tarefas como a elaboração de relatórios, análise de documentos e até resumo de peças processuais podem ser realizados em segundos. Graças à criação de sistemas como o Watson, da IBM, é possível que robôs realizem uma série de atividades que antes demandavam tempo de uma equipe inteira de advogados. O sistema desenvolvido pela IBM é um recurso de computação cognitiva que permite que softwares processem informações de forma muito semelhante ao cérebro humano.Em 2017, o robô Ross chegou ao mercado jurídico com a capacidade de analisar documentos em segundos. Além de avaliar a documentação, Ross é capaz de produzir relatórios e outros documentos que sintetizam o conteúdo jurídico. Além disso, o robô interage com os demais advogados do time, como um verdadeiro membro do escritório.Carol é outro exemplo do uso da inteligência artificial na advocacia. Adotada pelo escritório do Recife Urbano e Vitalino Advogados, a assistente digital permitiu uma redução de 30% das atividades repetitivas da banca.E não é só na advocacia que a inteligência artificial e o uso de robôs vêm ganhando espaço. No STF, Victor será responsável pela análise de todos os recursos extraordinários, para identificar quais estão vinculados à temas de repercussão geral. O robô está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília e deve entrar em ação por volta do mês de agosto deste ano.Além do sistema Watson, desenvolvido pela IBM, outras empresas também vêm se lançando no mercado com sistemas de inteligência artificial. É o caso da Tikal Tech que desenvolveu ELI, um robô criado para dar mais produtividade e escala aos advogados. Operacionalmente, o robô auxilia na organização de documentos, coleta de dados, execução de cálculos, formatação de peças jurídicas e até interpretação de decisões judiciais. ELI auxilia o advogado no processo de tomada de decisões além de aumentar a escala da atendimentos dentro do escritório.
O uso de big data e business intelligence
Embora as inovações trazidas pelo uso da inteligência artificial sejam novidade no dia a dia dos escritórios de advocacia, o conceito de big data não é novo e ganhou força cerca de 18 anos atrás.Big data nada mais é do que a coleta e a estruturação de dados em segundos, possibilitando a análise e o insight através deles. Esse recurso amplamente utilizado por ferramentas como o Google e softwares dos mais variados gêneros também é a base da Jurimetria, uma nova aplicação da inteligência artificial que vem ganhando espaço no dia a dia dos escritórios.A Jurimetria, nada mais é do que a aplicação de métodos quantitativos, especialmente a Estatística, aplicada ao Direito. Através de softwares de análise específica é possível coletar todo tipo de dado e analisar futuras tendências. Se antes as pesquisas de jurisprudência tinham lá suas limitações na hora de se construir uma tese, com o recurso da Jurimetria é possível não apenas coletar todas as decisões sobre um determinado tema, como também analisá-las com mais assertividade.Graças à Jurimetria, o advogado pode criar teses mais precisas, analisando os posicionamentos de um determinado tribunal ou juiz. Além disso, o profissional pode desenvolver teses mais estratégicas em suas peças, garantindo assim maior probabilidade de sucesso ao cliente.
Inteligência artificial na advocacia: uso de Chatbots e solução omnichannel
Muitos escritórios de advocacia já atentaram ao fato de que o atendimento é uma peça-chave na conquista e fidelização de clientes. Não por outra razão, muitos escritórios vêm investindo em ferramentas capazes de aprimorar o atendimento.Uma dessas ferramentas são os chatbots. Por meio desse recurso, um robô instalado no site do escritório faz o atendimento preliminar e até direciona o cliente para o advogado mais indicado para o seu caso. Trata-se de uma verdadeira revolução nos escritórios jurídicos, especialmente porque cada dia menos o advogado tem tempo de sobra para se dedicar aos atendimentos[Quer saber como os chatboots estão revolucionando o atendimento ao cliente? Não deixe de conferir!]Outra solução é a integração de diferentes canais de comunicação como o telefone e aplicativos de mensagens. As chamadas solução omnichannel também possibilitam a automatização do atendimento, sem que isso represente a perda de qualidade ou a insatisfação do cliente.O uso da inteligência artificial na advocacia vem se mostrando como um caminho sem volta. Cada dia mais escritórios estão adotando recursos que tornam a prestação de serviços jurídicos mais eficiente e estratégica. Com a concorrência acirrada do mercado, a tendência é que mais e mais escritórios busquem investir em ferramentas usando esse tipo de tecnologia.Quer saber mais sobre como a tecnologia e inteligência artificial na advocacia vem revolucionando o mercado jurídico? Confira nosso blog e siga-nos nas redes sociais!