Cobrança em massa: a tecnologia na recuperação de créditos

O mercado de cobrança e recuperação de créditos segue em alta no Brasil. Com o aumento das taxas de inadimplência no país, mais e mais empresas buscam soluções para que o processo de cobrança se torne mais eficiente. Para minimizar os impactos negativos da inadimplência e promover a recuperação de créditos rápida, a tecnologia vem se mostrando uma excelente aliada. Especialmente quando se trata da cobrança em massa.Combinando soluções tradicionais com recursos da inteligência artificial, muitas empresas estão conseguindo recuperar valores em menos tempo, sem que isso implique na perda de clientes.Para saber como a tecnologia vem acelerando o processo de recuperação de créditos nas cobranças em massa, não deixe de conferir!

Entraves da cobrança em massa

Para a maior parte das empresas de cobrança de massa as operações são todas focadas no operador. Isso ocorre porque o processo de cobrança é complexo e envolve inúmeros fatores. Além disso, cada devedor tem um perfil. Por isso é preciso contar com boas metodologias de inteligência se o objetivo da empresa é o sucesso na recuperação de créditos.Embora a inteligência humana seja importante na condução de todo o processo, muitas etapas da operação consomem tempo e comprometem a efetividade de toda a cobrança. Além disso, operações focadas exclusivamente no operador são mais suscetíveis a erros e falhas, o que também prejudica a eficiência de todo o processo.Apenas para se ter uma ideia, o simples fato de localizar um devedor pode consumir meses, prejudicando assim a obtenção do crédito. Automatizar algumas etapas e repensar a inteligência dentro da régua de cobranças pode ser um primeiro passo se o objetivo da empresa é melhorar a sua eficiência.

A tecnologia como forma de acelerar a recuperação de créditos

Hoje já existem diversos recursos que automatizam diversas etapas do processo de cobrança promovendo uma aceleração na recuperação de créditos. A combinação de soluções costuma ser o caminho mais efetivo e, consequentemente, com maiores resultados.A utilização de discadores preditivo, por exemplo, é uma excelente maneira de se localizar clientes devedores, sem que seja necessário envolver um operador nesse tipo de atividade. Com esse recurso, um  software se encarrega de fazer as discagens para o número desejado, até que o cliente seja solicitado. O discador preditivo trabalha com algoritmo que "prevê" o volume de chamadas necessárias para ocupar os recursos disponíveis.Uma vez que o cliente é localizado, automaticamente, ele é encaminhado ao operador para que se dê início o processo de cobrança.O uso da inteligência artificial é outra maneira bastante efetiva e que vem gerando ótimos resultados. Por meio da computação cognitiva e machine learning os devedores são atendidos por robôs que contam com a mesma capacidade de negociação e atendimento de um operador tradicional.O uso da inteligência artificial serve não apenas para resolver os casos, como também promover uma triagem de questões mais complexas onde uma negociação mais robusta, ou mesmo a cobrança judicial será necessária.Com o avanço da tecnologia, hoje robôs são capazes de negociar, emitir boletos, enviar avisos de vencimento, entre outras tarefas. Mais do que automatizar a cobrança, esse tipo de recurso oferece um verdadeiro suporte tornando todo o processo mais efetivo.Outro benefício da inteligência artificial diz respeito à personalização do atendimento durante a cobrança. Como os recursos de inteligência artificial permitem captar dados do devedor, é possível direcionar todo o processo de cobrança, promovendo um atendimento realmente personalizado.

O fim do atendimento de operadores?

O investimento em tecnologia por inúmeras empresas de cobrança em massa e recuperação de créditos vem acelerando os resultados e aumentando a produtividade nessas companhias. Porém, será que o uso da tecnologia significa o fim do atendimento via operadores? A resposta mais sensata é que não. Embora os recursos sejam bastante efetivos, a cobrança ainda envolve fatores cuja presença da inteligência humana é um diferencial.O uso de ferramentas, no entanto, serve para acelerar o processo, automatizar etapas que consomem tempo quando feita por operadores e garantir que o crédito seja recebido o mais rápido possível.A estratégia e o próprio desenho da régua de cobrança ainda demandam a inteligência dos operadores. Portanto, a tecnologia serve para agregar e não substituir a presença da inteligência humana.Quer saber mais sobre como a tecnologia vem revolucionando o mercado de cobrança? Confira nosso blog e siga-nos nas redes sociais!